Blog do Evaldo Viana

Um Blog crítico, transparente, propositivo, e dedicado a discutir os mais variados assuntos e idéias, com ênfase especialmente em finanças públicas.

sábado, 21 de abril de 2018

Planejamento deficiente

Qualquer que seja o objetivo do ente público, se o que se pretende é alcançar resultados satisfatórios, há que se realizar um muito bem elaborado planejamento das ações, projetos e programas, pois do contrario, o produto final será sempre defeituoso, precário e deficiente.

Os programas de governo das prefeituras devem seguir estritamente o que preveem os instrumentos de controle e planejamento previstos na Constituição Federal, entre eles, desponta como de grande importância, O Plano Plurianual -PPA, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas para um período de quatro anos.

E em Alenquer, os governos municipais tem feito uso do Planejamento orçamentário e financeiro  adequado para direcionar os recursos públicos para as obras e serviços públicos necessários para melhorar a vida do povo alenquerense?

A resposta, infelizmente, é negativa. Não o fez no passado e não o faz no presente.

Para melhor ilustrar o que se afirma, em 2017 o Governo Juraci elaborou o PPA para o quadriênio 2018-2021, mas o que se vê  nesse que deveria ser um muito bem elaborado Plano para execução das ações governamentais para os próximos quatro anos, não é mais do que um amontoado de páginas que nada dizem e nada aproveitam porque se limitam a repetir, em praticamente todas, apenas um hipotático valor que será destinado a alguns programas.

Admita-se que a prefeitura de Alenquer não tem técnicos qualificados que possam elaborar um bom PPA, mas que não se limitasse apenas a copiar PPA,s de outros municípios e que se empenhasse o mais possível em planejar as ações de governo de maneira a torna-las mais exequíveis.

É fundamental que os governos tenham sempre em mente que toda ação governamental sem um bom planejamento tem tudo para dar errado. E sempre dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LightBlog