Blog do Evaldo Viana

Um Blog crítico, transparente, propositivo, e dedicado a discutir os mais variados assuntos e idéias, com ênfase especialmente em finanças públicas.

domingo, 22 de maio de 2022

TRAGÉDIA NA SAÚDE; DESÂNIMO, DESESPERANÇA E DESESPERO DO POVO


Diariamente, as redes sociais dos alenquerenses nos informam da dramática situação em que se encontra a saúde pública de Alenquer, reportando que os postos de saúde não tem medicamento, o reduzido número de médicos não atende a elevada demanda, não há materiais para o mais básico dos atendimentos ambulatoriais e o Hospital Santo Antônio, que faz as vezes de um Hospital Municipal, está à beira do colapso porque não tem recursos sequer para pagar o salário de seus dedicados servidores.


Essa grave crise, que afeta e prejudica a vida de mais de 60.000 alenquerenses, deixando uns com sequelas permanentes e levando outros a óbito por falta de atendimento médico-hospitalar, pode ter muitas causas, mas uma delas é muito bem definida: o desinteresse e negligência do governo municipal.


Os recursos para custear as despesas de saúde do município são transferidos sempre na data certa pelo SUS. A arrecadação do município cresceu 83,91%, o que representa um aumento de mais de R$ 3,0 milhões só de tributos municipais; e o governo federal tem sido generoso nos repasses à saúde, ainda para atender a COVID-19.


Apesar, de tudo isso, de todo o dinheiro disponível, ainda assim, o ano de 2021 foi o ano que menos se gastou com saúde pública em Alenquer.


Em 2018, os gastos somaram  R $17,88 milhões.

Em 2019,  R $18,08 milhões.

Em 2020, R $22,51 milhões.


E em 2021, primeiro ano do Governo Tom farias, apesar do município ter recebido e arrecadado muito mais do que nos anos anteriores, gastou-se apenas R $16,96 milhões.


Estas informações estão disponíveis na prestação de contas do município.


Tivesse o prefeito Tom farias preocupação com a saúde do povo alenquerense determinaria que se destinasse ao menos R $3,0 milhões a mais para a saúde pública.


Tivesse vereador no município, pelo menos unzinho, compromisso com o povo e sensibilidade para com os problemas de saúde do município e fossem solidários com os muitos que sofrem porque não tem o atendimento médico-ambulatorial que merecem; houvesse um só vereador com coragem para denunciar esse estado de abandono e cobrar veementemente do prefeito que aplique corretamente o dinheiro do povo, muito provavelmente a situação não seria tão grave e tão séria.


O Hospital Santo Antônio precisa urgentemente de recursos para continuar atendendo o povo alenquerense e este, já tomado pelo desânimo, desesperança e desespero, não acredita mais que os homens eleitos para bem representa-los possam ter uma atitude de responsabilidade e compromisso com os seus inafastáveis deveres.


Eu ainda mantenho um fiapo de esperança de que o prefeito Tom farias e os vereadores chamem para si a responsabilidade de bem administrar o município e dar ao povo a atenção e respeito que merecem.


Fonte das informações financeiro-orçamentárias : SICONFI


Um comentário:

  1. Meu caro Evaldo, essa fala é igual a que fizeste na tragédia que foi a administração passada, os problemas continuam os mesmos e as soluções todos sabem, o atual prefeito tem como mentor um médico que não se atem a essa calamidade...que triste e dura realidade Alenquer vive

    ResponderExcluir

LightBlog