Blog do Evaldo Viana

Um Blog crítico, transparente, propositivo, e dedicado a discutir os mais variados assuntos e idéias, com ênfase especialmente em finanças públicas.

domingo, 31 de julho de 2022

ELEIÇÕES 2022: O PODER NAS MÃOS DO ELEITOR

                                 


ELEIÇÕES 2022: O PODER NAS MÃOS DO ELEITOR




No próximo dia 02 de outubro, ou seja, daqui a pouco mais de 2 meses, o povo brasileiro comparecerá às urnas para escolher os homens e mulheres que vão representá-lo por quatro longos anos no executivo e legislativo..


O eleitor vai eleger um presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.


Para conhecer os candidatos, sua história e suas propostas o eleitor terá apenas dois meses, tempo insuficiente para que se obtenha as informações necessárias para saber se os postulantes aos citados cargos são preparados ou despreparados, se tem boas ou más propostas, se são honestos ou corruptos, se prestam ou não prestam.


Escolher o presidente ou governador, talvez não seja tarefa das mais difíceis, pois tanto os candidatos ao palácio do planalto como ao governo do Estado (Pará) são figuras públicas já bem conhecidas e boa parte do eleitorado já sabe em quem votar.


Mas, e quanto aos candidatos ao senado, à Câmara Federal (deputados federais) e à Assembléia Legislativa (deputados estaduais), sabemos em quem votar? Conhecemos bem os candidatos, seu passado e suas propostas? Acredito que não.


Tenho a compreensão de que o Leitor sabe bem a importância e o poder que tem um senador, um deputado federal e estadual. São os ocupantes desses cargos que apresentam, aprovam e rejeitam projetos de leis de que depende o bom e regular funcionamento da vida em sociedade. 


São os deputados e senadores que aprovam as propostas orçamentárias que definem como os trilhões de reais que entram nos cofres públicos são gastos. Deles dependemos para ter uma boa ou má educação; um sistema público de saúde satisfatório ou ineficiente; infraestrutura urbana e rural adequada ou precária.


Se os deputados e senadores que elegemos tem espírito público, são sérios, honestos e dedicados a melhorar a vida do povo, certamente que teremos bons representantes e a vida do povo pode ser menos sofrida.


Do contrário, se buscam apenas a satisfação dos seus mesquinhos e egoístas interesses, ao eleitor, após elegê-los, restará apenas o direito de lamentar pela infeliz escolha.


As opções para estas eleições (2022) são muitas. Os nomes de todos os candidatos ainda não são conhecidos. Logo saberemos quem são.


Em 2018, o Pará teve 18 candidatos ao senado, 141 a deputado federal e 692 a deputado estadual.


Para estas eleições há uma vaga para Senador, 17 para deputado federal e 41 para deputado estadual.


Quem vamos eleger para esses cargos? Que critérios iremos adotar para escolher nossos deputados e senadores? Temos como, em tão pouco tempo, saber quem são esses candidatos? Que característica ou atributo é importante para uma boa escolha? Há candidatos honestos? Desonestos? Competentes? Incompetentes? Vamos votar em candidatos desonestos, despreparados e que desprezam o povo? Vamos vender nosso voto?


De nossa parte, faremos um esforço para conhecê-los o mais possível e também para que os nossos irmãos e amigos de Alenquer e Santarém os conheçam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LightBlog