Sabe-se que o dinheiro que entra nos cofres de uma Prefeitura tem de ser gasto em benefício da população, do maior número possível de cidadãos.
Em algumas prefeituras, certamente que o Gestor faz uso de rigorosos critérios no sentido de aplicar o dinheiro público em despesas extremamente necessárias como, por exemplo, Educação, Saúde, Assistência Social, infraestrutura e em outras áreas realmente prioritárias.
Contratar médicos é prioridade. Construir postos de saúde e equipa-los é importante. Pagar bem os servidores públicos na medida das possibilidades é medida de justiça. Pavimentar e cuidar das ruas é uma necessidade básica.
Merenda e transporte escolares de qualidade devem estar no topo das atenções dos gestores municipais.
Há, também, outros gastos públicos que garantem o bom funiconamento da máquina pública e não devem ser ignorados, por exemplo, a manutenção e limpeza de centrais de ar condicionado dos órgãos públicos.
Mas todo gasto público deve ser feito na medida exata das necessidades, pagando apenas e rigorosamente pelo serviço realizado e a preço justo. Nunca gastar centenas de milhares de reais e muito menos R$ 3,00 milhões, como o estimado pela Prefeitura de Alenquer no ano de 2022.
Se há 70 centrais de ar numa prefeitura deve-se pagar pela manutenção das 70 e pelo valor que o prestador de serviço cobra para qualquer pessoa. Se a limpeza de uma central de Ar custa R$ 120,00 (9.000 BTUS) ou R$ 200,00 ( 18.000 BTUS), pague a prefeitura estes valores, ou menos ainda.
A Prefeitura de Alenquer, porém, não vê nenhum problema em contratar a limpeza de 500 centrais de ar quando tem apenas 77.
Relação dos bens móveis da Prefeitura de Alenquer
Não vê problema nenhum em pagar R$ 348,00 para instalar uma central de ar quando o preço justo seria, no máximo, R$ 180,00.
Também sente-se muito confortável para botar na conta do Fundo municipal da educação os serviços de manutenção e conserto de carga de gás de 45 caminhões papa-lixos, 45 retroescavadeiras e de 45 caçambas.
Abaixo, os links para acesso aos Contratos da Prefeitura com a empresa Wgner Pereira de Sousa.
Dá para acreditar que há 45 retroescavadeiras,u 45 caçambas e 45 papa-lixos a serviço da Prefeitura de Alenquer e mais ainda, que sejam úteis à educação do município?
Os Contratos relacionados acima foram assinados no dia 18 de abril de 2022 com validade até 31 de dezembreo de 2022.
Não se tem notícias de que a Prefeitura realizou processo licitatório para a realização de serviços de limpeza de centrais de ar em 2023.
No Portal da transparência da prefeitura de Alenquer há registros do pagamento para a empresa Wagner Pereira de Sousa no valor de R$ 364.974,36 no ano de 2023.
OBS.: as informações contidas neste texto foram obtidas junto ao site do Tribunal de Contas do Estado do Pará e ao portal da transparência da prefeitura de Alenquer.
Por isso a necessidade do povo redobrar suas atenções, nas atividades do prefeito no manuseio do dinheiro do contribuinte.
ResponderExcluirSe deixar de lado, será sempre esse o resultado.Tiso q ele ama!!
Eita nós!
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