Blog do Evaldo Viana

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quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

LIMPEZA DAS CENTRAIS DE AR OU DOS COFRES DA PREFEITURA?


Sabe-se  que o dinheiro que entra nos cofres de uma Prefeitura tem de ser gasto em benefício da população, do maior número possível de cidadãos.

Em algumas prefeituras, certamente que o Gestor  faz uso de rigorosos critérios no sentido de aplicar o dinheiro público em despesas extremamente necessárias como, por exemplo, Educação, Saúde, Assistência Social, infraestrutura e em outras áreas realmente prioritárias.

Contratar médicos é prioridade. Construir postos de saúde e equipa-los é importante. Pagar bem os servidores públicos na medida das possibilidades é medida de justiça. Pavimentar e cuidar das ruas é uma necessidade básica. 

Merenda e transporte escolares de qualidade devem estar no topo das atenções dos gestores municipais.

Há, também, outros gastos públicos   que garantem o bom funiconamento da máquina pública e não devem ser ignorados, por exemplo, a manutenção e limpeza de centrais de ar condicionado dos órgãos públicos.

Mas todo gasto público deve ser feito na medida exata das necessidades, pagando apenas e rigorosamente pelo serviço realizado e a preço justo. Nunca gastar centenas de milhares de reais e muito menos R$ 3,00 milhões, como o estimado pela Prefeitura de Alenquer no ano de 2022.

Se há 70 centrais de ar numa prefeitura deve-se pagar pela manutenção das 70 e pelo valor que o prestador de serviço cobra para qualquer pessoa. Se a limpeza de uma central de Ar custa R$ 120,00  (9.000 BTUS) ou R$ 200,00 ( 18.000 BTUS), pague a prefeitura estes valores, ou menos ainda.

A Prefeitura de Alenquer, porém, não vê nenhum problema em contratar a limpeza de 500 centrais de ar quando  tem apenas 77. 

Relação dos bens móveis da Prefeitura de Alenquer


Não vê problema nenhum em pagar R$ 348,00 para instalar uma central de ar quando o preço justo seria, no máximo, R$ 180,00.

Também sente-se muito confortável para botar na conta do Fundo municipal da educação os serviços de manutenção e conserto de carga de gás de 45 caminhões papa-lixos, 45 retroescavadeiras e de 45 caçambas.

 Abaixo, os links para acesso aos Contratos da Prefeitura com a empresa Wgner Pereira de Sousa.


Contrato entre o Fundo Municipal da Educação e a empresa Wagner Pereira de Sousa para Limpeza de centrais de Ar


Contrato entre a Prefeitura de Alenquer e a empresa Wagner Pereira de Sousa para a Limpeza de centrais de ar


Contrato entre o Fundo Municipal do Meio ambiente de Alenquer e a empresa Wagner Pereira de Sousa para a limpeza de centrais de Ar


Dá para acreditar que há 45 retroescavadeiras,u 45 caçambas e 45 papa-lixos a serviço da Prefeitura de Alenquer e mais ainda, que sejam úteis à educação do município? 



Os Contratos relacionados acima foram assinados no dia 18 de abril de 2022 com validade até 31 de dezembreo de 2022.

Não se tem notícias de que a Prefeitura realizou processo licitatório para a realização de serviços de limpeza de centrais de ar em 2023. 

No Portal da transparência da prefeitura de Alenquer há registros do pagamento para a empresa Wagner Pereira de Sousa no valor de R$ 364.974,36 no ano de 2023.

OBS.: as informações contidas neste texto foram obtidas junto ao site do Tribunal de Contas do Estado do Pará e ao portal da transparência da prefeitura de Alenquer.








2 comentários:

  1. Por isso a necessidade do povo redobrar suas atenções, nas atividades do prefeito no manuseio do dinheiro do contribuinte.
    Se deixar de lado, será sempre esse o resultado.Tiso q ele ama!!

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