Blog do Evaldo Viana

Um Blog crítico, transparente, propositivo, e dedicado a discutir os mais variados assuntos e idéias, com ênfase especialmente em finanças públicas.

segunda-feira, 29 de abril de 2024

O PROJETO DA LDO E AS PRIORIDADES DE PINDAMONHANGABA PARA 2025

 


O prefeito de Pindamonhangaba, Sr. Isael Domingues, encaminhou à Câmara Municipal, no último dia 12/04, o Projeto de Lei de Diretrizes orçamentárias -LDO para o exercício de 2025.


Esse importante e imprescindível instrumento de controle orçamentário está previsto na Constituição Federal (art. 165, II), Estadual (art. 174, II), na Lei Orgânica do município (art. 135, II) e na Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar nº 101/2000 ( art. 4º).


A LDO fixa as metas e prioridades da administração, estabelece as diretrizes da política fiscal, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual -LOA, o equilíbrio entre receitas e despesas e fixa os critérios e forma de limitação de empenhos, quando as despesas se mostram em montante superior às receitas arrecadadas.


Segundo o anexo de metas fiscais que integra a LDO, há previsão de ingresso de R$ 907,91 milhões nos cofres da Prefeitura, enquanto as despesas são estimadas em R$ 947,55 milhões.


O anexo V da LDO relaciona, descreve e estima o custo dos 24 Programas que a Prefeitura pretende executar em 2025. 


O anexo VI, por seu turno, desdobra os Programas em ações com seus respectivos custos.


A Lei de Diretrizes Orçamentárias, infere-se do próprio nome, estabelece o norte, as diretrizes, as prioridades da administração e estas, obviamente, devem atender às mais importantes demandas do povo de Pindamonhangaba, canalizando os recursos para os Programas, projetos e Ações necessários e indispensáveis.


Da leitura do projeto da LDO proposto e encaminhado pelo prefeito à Câmara Municipal é possível concluir que os anseios, prioridades e necessidades do povo estão realmente nele contemplados?


É possível identificar quais são as prioridades eleitas pelo governo municipal?


Há previsão de contenção das despesas supérfluas ou desnecessárias?


As áreas da  saúde e educação estão satisfatoriamente contempladas com os recursos necessários para atender mais e melhor aos cidadãos que necessitam do sistema de saúde?


A prefeitura, antes de encaminhar o Projeto da LDO 2025 realizou audiências públicas para ouvir ao povo quais as suas necessidades e prioridades?


O Prefeito ou seus secretários se dispõem a discutir e debater o projeto da LDO 2025?


Para responder a  estas e outras perguntas correlatas, na qualidade de Cidadão e Contribuinte de Pindamonhangaba, participaremos, juntamente com o Advogado James Moreira França, do Programa NOSSA OPINIÃO apresentado por Toninho Hinz, que vai ao ar às 19:30h no dia 30/04/24 (terça-feira).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LightBlog