Segundo pesquisa realizada pelo INEP, bublicada pelo site especializado em dados educacionais QEDU, apenas 5% das escolas municipais de Pindamonhangaba tem bibliotecas, ou seja, das 61 escolas administradas pelo município apenas 3 oferece aos alunos serviço qualificado de consulta a livros (biblioteca).
Sabe-se da importância que os livros tem na formação intelectual das crianças e de como eles impactam na trajetória estudantil.
Quanto mais cedo a criança toma gosto pela leitura, melhor será o seu desempenho escolar e sua capacidade de compreender o mundo à sua volta.
Gosto pela leitura, prazer de ler um bom livro só se desenvolve com....livros ao alcance das mãos.
Que é necessário para dotar todas as escolas de Pindamonhangaba de bibliotecas?
Dinheiro? Penso que não!
O orçamento público da educação do município é superior a R$ 240,00 milhões. Dessa montanha de dinheiro certamente que é possível o gestor municipal destinar os recursos necessários para criar bibliotecas em todas as escolas.
Ainda que não sejam construídas todas de uma vez, mas pelo menos umas 20 ou 30 a cada ano, penso, seria possível.
Como dinheiro não é problema, resta-nos desconfiar que falta...vontade do governo municipal. Sem esta, sem chance das crianças desfrutarem do encantado mundo proporcionado por uma boa biblioteca.
OBS.: na apresentação de emendas ao projeto de Lei orçamentária de 2024 os vereadores bem que poderiam contemplar esse projeto.
Fonte:
https://qedu.org.br/municipio/3538006-pindamonhangaba
Projeto de Lei orçamentária para 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário